Ecologia Ubatuba

Posted by on dez 15, 2014 in Litoral Norte | 0 comments

Ecologia Ubatuba

UBATUBA – Cachoeiras

Toda essa natureza tropical está reservada, para preservá-la, é proibido o uso de sabonetes, shampoo ou qualquer outro tipo de produto químico. Não deixe lixo no local para que o ecossistema permaneça sempre puro.

Cachoeira Promirim Ubatuba - Hotel MarCachoeira do Promirim – A 25 km do centro da cidade, no km 30 da BR 101 (Rodovia Rio Santos) à margem da rodovia. São várias quedas d’água, uma delas forma um escorregador natural que termina em um dos lagos, em seguida uma grande queda termina formando o maior de todos os lagos.

Cachoeira da Escada – A beira da estrada no km 03 da BR 101 (Rodovia Rio Santos) à 47 km do centro da cidade, em direção ao Rio de Janeiro. Uma das maiores cachoeiras de Ubatuba, com formato de uma gigantesca escada, formando várias quedas d’água.

Cachoeira Ipiranguinha Ubatuba - Hotel MarCachoeira do Ipiranguinha – A 7 km do centro da cidade pela Rodovia SP 125 em sentido à Taubaté, no bairro Ipiranguinha. Esta cachoeira é cercada de verde por todos os lados, possui uma queda d’água de 07 metros de altura formando uma pequena praia e partes mais fundas, onde os banhistas escorregam por uma pedra lisa, num mergulho refrescante.

Cachoeira da Água Branca – No Sertão da Quina, está o início da trilha com 10 km de caminhada em meio a vegetação da Mata Atlântica. Conhecida também como Véu de Noiva, devido a imensa queda d’água calculada em 300 metros de altura. É imprescindível o acompanhamento de um guia ecológico.

Cachoeira do Espelho Ubatuba - Hotel MarCachoeira do Espelho – A entrada para a cachoeira é no km 20 da BR 101 (Rodovia Rio-Santos), pegando-se a estrada de terra que leva em direção ao Sertão do Cambucá. O caminho até a cachoeira pode ser feito a pé, pelo meio da mata. É indispensável a orientação de um guia, que o conduzirá através da trilha ecológica, com todas as informações necessárias sobre o local. O seu lago possui uma enorme pedra no centro, com uma camada de água por cima. Quando os raios do sol batem na pedra, tem-se a impressão de estar diante de um imenso espelho entre as árvores.

Trilhas de Ubatuba

Trilhas - Turismo Ecológico Ubatuba - Hotel MarTrilha do Corcovado – Procurada o ano inteiro por praticantes de trekking, conta com aproximadamente 1160 metros de altitude. Tem início nas imediações da Praia Dura até o sertão do Bairro do Corcovado. Depois é mata fechada e terreno íngreme. A maior parte do percurso é feita em área de reserva, monitorada pelo Parque Estadual da Serra do Mar. É obrigatório o acompanhamento de um monitor de ecoturismo. Percurso da caminhada de aproximadamente 15km.

Trilha do Corisco – Situada no Núcleo Picinguaba, no extremo Norte do município. Tem como ponto de partida a Casa da Farinha, em sentido a serra até o Ponto do Corisco, passando por uma fazenda abandonada, chamada Fazenda do Coronel. Pode-se ver muitos animais, uma figueira centenária e uma bela cachoeira. A duração da caminhada é de aproximadamente 6 horas.

Trilha da Cachoeira da Água Branca – Com 10 km de caminhada em meio a vegetação da Mata Atlântica, o início da trilha fica no Sertão da Quina. Conhecida também como “véu da noiva” devido a imensa queda d’água calculada em 300 metros de altura. É imprescindível o acompanhamento de um monitor de ecoturismo. Dificuldade moderada.

Trilha do Bonete – Tem início pela Praia da Lagoinha, ao Sul do município. A trilha é composta por 5 praias paradisíacas, cujo vilarejo caiçara oferece o prazer de se petiscar um bom peixe e se deliciar com o belíssimo visual da Ilha do Mar Virado. O tempo de caminhada é de 1:30 horas.